quarta-feira, 24 de abril de 2013

Uma história do Digital

As primeiras fotografias completamente digitais foram obtidas no âmbito do projecto espacial norte americano. A sonda sem retorno Mariner 4 transportou uma câmara de televisão adaptada que codificou o sinal video, e enviou para a terra 22 imagens da superfície de Marte, cada uma com 0,04 megapixels de dimensão.

Para nós, que actualmente estamos habituados a aceder a imagens de vários megapixels de uma forma tão rápida que é sentida como instantânea, será talvez difícil de entender o frenesim que foi sentido naquele dia de 1965 em que chegaram os primeiros dados de imagem da sonda. Com uma impaciência quase  infantil, os funcionários da NASA não aguentaram esperar pelo demorado processamento da imagem, e imprimiram o código que chegava de Marte em tiras de papel, colorindo manualmente as sequências de números. Essas tiras foram dispostas lado a lado num painel de parede, onde William Pickering, o director do Jet propulsion Laboratory (a entidade que geriu a missão Mariner 4 para a NASA), a pôde então ver completa.

A primeira fotografia totalmente digital, obtida fora da fase de testes, teve curiosamente a sua primeira impressão na forma mais artesanal que se possa imaginar.

Autor não identificado,
1ª imagem de Marte pela Mariner 4, 1965
imagem obtida
aqui


Autor não identificado,
1ª imagem de Marte pela Mariner 4 (pormenor), 1965
imagem obtida aqui


Autor não identificado,
1ª imagem de Marte pela Mariner 4 (pormenor), 1965
imagem obtida aqui


1ª imagem de Marte pela Mariner 4 após processamento, 1965
imagem obtida 
aqui


____________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário