sábado, 18 de maio de 2013

Um monstro em construção

Tenho um estranho fascínio por fotografias de cadastro policial.
E quando o visado desta fotografia vernacular é um futuro ditador, ainda maior é meu deleite.

Autor indeterminado, Fotografias de cadastro de Estaline, 1911-12
imagem obtida aqui

Em 1912, José Estaline foi detido, em S. Petersburgo pela Okhrana, a polícia secreta do Czar. Encontrava-se aí fugindo de um degredo interno em Solvychegodsk e em Vologda, imposto por acções de agitação política em terras do Cáucaso, e chamou novamente a atenção das autoridades por, além de escapar do castigo, publicar artigos contestatários. À data era apenas um membro muito secundário do enxame revolucionário que ferroava a monarquia russa nos seus últimos anos. Não se lhe adivinhava o poder futuro, nem as suas acções. Era apenas um monstro em construção.

____________________________________________________________________

2 comentários:

  1. De fato, Staline, como vocês portugueses o chamam, foi um dos maiores assassinos da História.Parece que os nazi ficaram em segundo lugar a muitos corpos sangrentos de ditãncia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse parece ser um título que ninguém lhe pode contestar. Se fica em primeiro lugar, ou não, é uma contabilidade macabra que deixo para quem tem a sanidade mental para a conseguir fazer. Mas tendo visitado recentemente a Polónia, pude perceber que para muitos, na Europa central, não houve diferença substancial entre os dois. Estaline e Hitler foram uma espécie de gémeos malignos, e o soviético teve mais tempo para fazer estrago.

      Eliminar