sexta-feira, 14 de junho de 2013

ONTOS -Alguns membros da família Scarabaeidae

Os artrópodes, sejam eles aracnídeos, insectos ou outros, são por norma recebidos com pouco apreço no interior da cultura ocidental. A repulsa, o nojo e até o medo constituem o leque de emoções que o seu avistamento geralmente propicia. 
Mas tal facto não é exactamente um reflexo natural, ao contrário do que muitos estão dispostos a acreditar.
Saindo desse espaço cultural, verificamos muitos exemplos pelo mundo fora em que tal bicharada desperta gula, deslumbramento estético e até veneração religiosa.

Os coleópteros da família Scarabaeidae, insectos comummente designados por escaravelhos, tendem a nos desagradar pelo seu hábito de se alimentar de excrementos e de animais em putrefacção.
Porém, um deles teve direito a entrar para o panteão de divindades do antigo egípcio, numa incarnação do deus Khefri, figura de importante papel naquela mitologia , já que era o responsável pelo o movimento do sol no céu.


Edwin L. Wisher, Coleópteros da família Scarabaeidae,
Julho de 1929
imagem obtida aqui


Abstraio-me por isso de preconceitos, e olho para imagem acima, de Edwin L Wisher, com deleite.
Vendo-a, consigo compreender perfeitamente o joalheiro russo Peter Carl Fabergé que, para além de fazer os seus famosos ovos de metais e pedras preciosas, muitas vezes se virou para o mundo dos artrópodes como fonte de beleza e de inspiração.


____________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário