terça-feira, 13 de agosto de 2013

Jules Itier: um francês na China

Jules Itier, Macau, Outubro de 1844
imagem obtida aqui


Jules Alphonse Eugène Itier foi um alto funcionário francês do século dezanove. Num comportamento que não era incomum, na época, entre as elites europeias, foi um amador das ciência e será sido por essa via que se tornou fotógrafo, na sequência da compra da patente do daguerreótipo (forma primeira da fotografia, de exemplar único em chapa metálica) pelo Estado francês e da sua oferta para livre uso, em 1839.
Contrariando  a máxima que diz que não se devem misturar negócios e prazer, Itier fazia-se acompanhar da enorme parafernália necessária ao seu hobby nas suas missões de serviço, inaugurando a era da imagem fotográfica nos vários territórios ultramarino onde as suas funções ao serviço das Alfandegas francesas o levavam.
Em 1843 é enviado para o extremo oriente, inserido na comitiva do embaixador Théodore de Lagrené que procurava obter um tratado comercial com a fechada china imperial. No Outono do ano seguinte, nomeado já chefe da comissão comercial francesa para as Índias, China e Oceânia, aporta finalmente a terras chinesas, primeiro em Macau, território então sob administração portuguesa, e depois finalmente em Cantão onde será assinado o Tratado de Huangpu, com os mandarins locais a participar em representação do poder imperial.
Fará aí, nesses dois locais, as primeiras fotografias conhecidas da China, registando não só aspectos paisagísticos e arquitectónicos, mas também cenas de rua. E aquando da assinatura do tratado, dará a estocada final na tal ideia de que não se deve misturar trabalho com lazer. Aproveitando a conhecida curiosidade das elites chinesas em relação aos progressos técnicos e científicos ( que os padres jesuitas exploravam há muito, introduzindo a relojoaria na sede imperial), Itier faz fotografar os três mandarins de Cantão para grande deleite dos próprios.

Jules Itier, Macau, Outubro de 1844
imagem obtida aqui

Jules Itier, Macau (pormenor), Outubro de 1844
imagem obtida aqui

Jules Itier, Vista invertida da Praça Grande,
Macau, Outubro de 1844
imagem obtida aqui



Jules Itier, Pagode grande,
Macau, Outubro de 1844
imagem obtida aqui


Jules Itier,Panorama de Cantão,
Cantão, China, Novembro de 1844
imagem obtida aqui


Jules Itier, grupo numa rua de Cantão,
Cantão, China, Novembro de 1844
imagem obtida aqui


Jules Itier, Os grandes mandarins  de Cantão,
Cantão, china, Novembro de 1844
imagem obtida aqui

___________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário