domingo, 29 de junho de 2014

Killing Becher

"Killing Becher" é um projecto do jovem fotógrafo e videasta francês Swen Renault.
Objecto de classificação complicada, chamá-lo de Fotografia fará disparar alguns alarmes dos mais puristas. Mas é um objecto que discorre obviamente sobre Fotografia.
Trabalhando com imagens fotográficas de depósitos públicos de água, um dos arquétipos da arquitectura industrial e anónima que o casal alemão Becher tomou como central na sua imensa obra, serial e repetitiva, uma obra que marca definitivamente a Fotografia das últimas décadas, com imensos admiradores e emuladores.
Mas as imagens não são nem originais de Renault, nem replicam exactamente os processos dos Becher. Swen Renault tinha pressa e pouca vontade de andar anos atrás de depósitos pelo mundo inteiro. Por isso usou o atalho típico do século XXI, pesquisou as imagens na internet e descarregou-as. Mas não pesquisou quaisquer depósitos de água, pretendia apenas obter registo de edifícios em derrocada, em demolição ou em evidente ruína. Depois recorrendo a programas de edição de imagem, reenquadrou as imagens descarregadas, retirou-lhes a saturação e aproximou-as em termos tonais às inconfundíveis fotografias do casal alemão. Uniformizou-as.
Por fim, emoldurou-as e apresentou-as "à La Becher", com o provocante título que as nomeia.

Quando algumas vozes críticam a "Nova Objectividade" alemã, ou a "Escola de Dusseldorf" se preferirem, dizendo que o seu pendor conceptual, iconoclasta, frio, matou a criatividade da Fotografia contemporânea, Renault contrapõe encenando a sua destruição.

Esta instalação pode não ser exactamente Fotografia para muitos, mas uma coisa é garantida, é um decerto um divertido olhar sobre o Mundo da Fotografia autoral do nosso tempo.

Swen Renault,
"Killing Becher",
França, 2013
imagem obtida aqui

___________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário