domingo, 5 de julho de 2015

Na companhia do diabo

A imagem abaixo apresenta-nos um momento pitoresco dum conflito invulgar no interior da segunda guerra mundial, no qual a Finlândia se aliou ao diabo para combater o diabo.
Primeiro invadida pela União soviética em 1939, na chamada Guerra de Inverno, quando esta concordava com a Alemanha de Hitler a divisão da Europa, resistiu sozinha a forças numericamente muito superiores, sem que as forças aliadas concretizassem os apoios que prometiam. Acabou empurrada pelos alemães, e pelas circunstâncias, para um armistício com os invasores, que lhe custaria um décimo do território e que pouco duraria.
Mais tarde, em 1941, quando os nazis romperam o pacto com os soviéticos, os finlandeses fizeram uma aliança pouco convicta com os primeiros, para obter os apoios que precisavam para recuperar os territórios perdidos.
Em 1944, com todo o território finlandês recuperado e com a Alemanha em clara perda, a Finlândia acordou separadamente a paz com Estaline, e entrou em guerra com o aliado de circunstância, forçando as forças alemãs a retirar do seu território para a Noruega.

Autor não identificado,
Vigilância em torre de controle aéreo, 
Finlândia, 1942
imagem obtida aqui

___________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário